segunda-feira, 4 de abril de 2022

na minha cozinha crescem flores de manjericão
te digo com tanta certeza e em tamanho transe
que nem mesmo entendendo tua pergunta-resposta
mas são mesmo flores? e eu não sei te dizer
sorrio disfarçando e respondo-pergunto
se parece flor não podemos chamar de flor?
mas gostas mesmo é de certas precisões
és curioso sobre tudo e queres saber
tudo mas dessa vez de novo me concedes
se a chamamos assim a vida inteira
e me sorris um sorriso meio pontual
o rosto suavizado pelas rugas que te invadem
e tu nem percebes os caminhos que te formam
feito maracujá em flor todo se-abrindo-fechando-se
no quintal de uma casa em minha infância havia
um pé de maracujá que protegíamos sempre das larvas
que se alimentavam vorazmente de suas folhas
deixando o triste tronco-trepadeira se envolvendo em si
e por mais que amasse maracujá o pé a flor e sua fruta
perguntava a meu pai se de vez em quando a gente não poderia
deixar viver a lagarta e eventualmente ter no quintal a borboleta
nossa nova coinquilina colorida até mesmo de azul uma cor tão rara
na enorme cachoeira única-coisa-a-se-fazer da cidade em que nasci
viam-se tantas borboletas imensas dançantes e quase sempre azuis
feito um encantamento onde tudo é verde ou marrom até mesmo as águas
que borram toda a paisagem e a vida quando é tempo de chuva intensa
e o que tem as flores do manjericão? me perguntas-tempo-presente
podemos usar para temperar o macarrão respondo-tempo-presente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

das conchas

todo ato de fala verdadeiro é um gesto de coragem e nada mais forte do que ser                                                       vulnerá...